top of page

Walcymar Leonel Estrêla

CRM-MG 22 732

Walcymar Leonel Estrela

Walcymar Leonel Estrela

CRM-MG 22 732

Desde sua graduação em Medicina, em 1985, a Drª Walcymar não parou mais. Além ampliar seus conhecimentos acadêmicos realizando vários cursos, inclusive um doutorado, a Drª Walcymar desenvolveu uma carreira intensa e frutífera.

 

Foi Médica Intensivista em UTI cardiológica entre 1986 e 1993. Atualmente, é membro do corpo clínico do Hospital Monte Sinai e possui consultório médico nas especialidades Homeopatia e Cardiologia, desde 1986. Também é Médica Perita da 1ª. Vara da Justiça Federal, escritório Juiz de Fora.

 

Possui grande experiência em gestão na rede pública, na prefeitura de Juiz de Fora, de 1996 a 2016, e em consultoria em serviços públicos e privados na elaboração e implantação de políticas públicas. Foi responsável pela elaboração do projeto de implantação da Homeopatia no SUS e pela implantação do serviço em Juiz de Fora e ocupou sua chefia desde a inauguração, em 1995, até 2001. O Serviço de Homeopatia do SUS de Juiz de Fora realiza 48.000 atendimentos/ano, sendo considerado modelo para a Comissão de Saúde Pública (CSP) da AMHB.

 

Participou do Planejamento Estratégico da Prefeitura, em 1999 e 2000, como coordenadora dos grupos Desenvolvimento e Coesão Social e Cidade Solidária, respectivamente, o que culminou na Reforma Administrativa de 2001. Chefiou o Departamento das Terapêuticas não Convencionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora – fruto da Reforma Administrativa citada - desde sua fundação, em 2001, até 2016.

 

Em 1992, foi co-fundadora do Departamento de Homeopatia as Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (DHSMCJF) o qual presidiu de 1996 a 1999. Desde 1995, coordena o curso de Introdução à Homeopatia em parceria com a UFJF para acadêmicos e profissionais da área de saúde.

 

Foi consultora técnica junto à Câmara Municipal do Projeto de Lei que prevê a implantação da Fitoterapia no SUS de Juiz de Fora e junto à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais do Projeto de Lei que prevê a inclusão do tratamento homeopático no SUS em caráter estadual. Também foi consultora técnica para a implantação das práticas Integrativas e complementares na SES-MG e coordenadora da Coordenação das Terapêuticas não Complementares na SES-MG de setembro de 2007 a setembro de 2009. Coordenou o grupo interinstitucional de elaboração da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) na SES-MG em 2008 (Resolução SES Nº.1444, de 24 de março de 2008). Realizou o diagnóstico das PIC nas Secretarias Municipais de Saúde vinculadas a SES-MG.

 

É membro da Comissão de Saúde Pública da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) desde 1994, sendo responsável pelo Grupo de Protocolos e Ficha Clínica. Coordenou a Comissão para implantação da Residência Médica em Homeopatia, em 2002 e prestou consultoria junto ao Ministério da Saúde para a elaboração da Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde. PNPIC

 

Durante seus mais de 35 anos de carreira, participou de dezenas de congressos e eventos científicos dos mais variados formatos, como ouvinte, organizadora ou palestrante. Também apresentou dezenas de trabalhos científicos em eventos regionais, nacionais e internacionais.

 

Em outubro de 2005, recebeu o Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa – Ministério da Saúde : Menção Honrosa na Categoria Experiência Bem-Sucedida em Gestão Participativa, em Brasília, DF.

bottom of page